Douro, Tâmega, Sousa |Território
ÚNICO
Nova Logomarca apresentada em Amarante
A Casa da Calçada em Amarante foi o palco escolhido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para realizar a
sessão de apresentação da nova logomarca do território sexta-feira, 11 de dezembro. José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, como anfitrião, abriu a sessão e sublinhou a importância
deste momento acontecer numa casa que é “um extraordinário exemplo” de boas práticas de marketing territorial e que
muito tem contribuído para uma cada vez mais integrada promoção da região. Sublinhou ainda que todos (os 11
municípios Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.) devem participar na implementação do plano que se apresentou, pensando a região como “um todo, mas
com total respeito pelas idiossincrasias de cada um”.
“Esta é uma região que necessita de apoio para desenvolver as suas potencialidades” sublinhou Emídio Gomes, Presidente
da CCDRN, lembrando que “o desafio que se apresenta é grande e, por isso, torna-se necessário que todos se mobilizem
em torno dele. Por isso lhe tenho dedicado muito do meu tempo, não por favor, mas porque é necessário”.
A estratégia que ajudará a desenhar o futuro – Plano de Ação de Marketing Territorial – foi apresentada pelo Secretário
Executivo da CIM TS, Alírio Costa. Neste Plano foram identificadas as fragilidades e potencialidades do território e estão
desenhados os caminhos que orientarão as ações para a sua, cada vez maior, valorização. Sublinhando a importância
estratégica da localização geográfica da região, Alírio Costa lembrou que é necessário que esta que é ainda hoje uma
zona de transição, se assuma de forma clara, como de crucial importância para o desenvolvimento socioeconómico da
região norte e do país. “Temos todas as condições naturais, temos gente e sabemos como fazer.” Terminou lançando o
desafio “a sub-região do Douro, Tâmega e Sousa, um território Único, tem que passar a ser o que há muito merece - um
destino turístico de alta qualidade e verdadeiramente autónomo. Para isso, é necessário também que instituições como a
CCDRN e a Turismo Porto e Norte passem a considerar não apenas 4, mas sim 5, os destinos turísticos da região norte”.
Seguiu-se um espaço de debate onde todos os intervenientes - Rosário Gambôa, Presidente do IPP; Fernanda Araújo da
Direção Regional de Cultura do Norte; Susana Costa e Silva, da Universidade Católica; Carlos Neves da CCDRN e David
Pontes, jornalista do JN, como moderador - destacaram a absoluta necessidade de se dar particular atenção à formação,
porque não é possível pensar o futuro desta sub-região “sem um investimento claro nas competências e qualificações dos
seus habitantes”, como afirmou a Profª. Rosário Gambôa. Por outro lado, ficou também evidente “a necessidade de se
fortalecer a rede de ligação entre todos os parceiros e agentes do território para que se promova a região como um território
Único, o que não significa, neste caso, unicidade, mas sim unidade”, como afirmou o Eng.º Carlos Neves. Por fim, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Dr. Gonçalo Rocha, em jeito de despedida do
seu mandato de 2 anos, fez questão de realçar a importância de dotar a CIM de quadros que possam “continuar a
responder aos desafios do futuro”. Gonçalo Rocha agradeceu ainda todo o empenho e dedicada competência do
Secretariado Executivo, bem como de toda a equipa da CIM Tâmega e Sousa, que “muito já tem feito e continuará a fazer
pelo território”.
Encerrou a sessão o Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, que lembrou a sua vida como
autarca para afirmar a sua inteira disponibilidade para ter um relacionamento próximo e de diálogo com todos os autarcas.
Afirmou ainda que a prioridade do governo é “por o país a andar” e por isso anunciou que os autarcas poderão esperar
em 2016 um orçamento semelhante a 2015. “Será um ano de diálogo, estudo e análise do que se há-de fazer em 2017.”
Durante a sessão foi apresentado um vídeo promocional da região e a nova logomarca do território – Douro, Tâmega e
Sousa um território Único. Num dos momentos altos da manhã, 11 crianças representando cada um dos municípios da
região, falaram do que mais gostam da sua terra, numa enternecedora ação de promoção do território. O futuro falou e
não haverá melhor forma de incentivar todos os agentes, com responsabilidade no Tâmega e Sousa, a implementar o
Plano de Ação agora .
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Luís Gaspar |
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"O futuro" |
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