segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mondim de Basto - Associações recebem apoio financeiro

O Câmara Municipal de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 24 de fevereiro, os protocolos de atribuição de um apoio financeiro às sete associações desportivas do concelho que apresentaram candidatura ao Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo.A autarquia disponibilizou uma verba de 47.500,00 euros para o Programa de Apoio ao Desporto de Rendimento na vertente competição/prática desportiva não profissional e para a área de Formação Desportiva – Atividade Regular.Apresentaram candidatura aos referidos apoios o Mondinense Futebol Clube, o Atei Futebol Clube, o Clube de Caça e Pesca, o Grupo Tamecanos de Mondim, a AMA – Associação de Atletismo de Mondim, a Associação de Ciclismo e BTT Sra. da Graça e o Clube de Parapente de Basto.A distribuição da verba respeitou a avaliação dos parâmetros de pontuação definidos pelo Regulamento aprovado em 2010, que valorizavam o número de atletas inscritos, o número de atletas provenientes da formação, a integração de atletas naturais/residentes no concelho e ainda a participação das equipas em campeonatos oficiais.Além deste apoio financeiro, a autarquia assegura os transportes dos clubes para as provas e a manutenção das instalações desportivas.O edil mondinense Humberto Cerqueira refere , citado em comunicado, que "estas medidas de apoio permitem garantir uma oferta desportiva variada e de qualidade a todos os munícipes. Este esforço financeiro da autarquia justifica-se pelo importante papel que estes clubes desempenham na comunidade. Estes clubes asseguram a ocupação e a prática desportiva a centenas de jovens e adultos".


domingo, 28 de fevereiro de 2016

Desporto no mês das Camélias

Março, o mês das camélias em Celorico de Basto, vai contar com várias atividades desportivas. 5º BTT Rotas de Basto, Caminhada e Raid das Camélias são três iniciativas que pretendem dar a conhecer o concelho celoricense.


O mês das Camélias, março, vai ser preenchido por diversas atividades desportivas em Celorico de Basto. O Motor Clube de Basto organiza o 5º BTT Rotas de Basto que acontece, domingo, 13 de março. O objetivo desta iniciativa é segundo a organização divulgar o concelho celoricense. A prova inserida na Festa Internacional das Camélias vai percorrer “belos trilhos e caminhos rurais das freguesias de Arnoia; Britelo, Gémeos e Ourilhe; Veade, Gagos e Molares” num percurso com cerca de 35 km. Diz fonte da organização que todos se podem inscrever, maiores e menores de idade (com termo de responsabilidade) até dia 10 de março em www.motorclubede basto.pt. O 5º BTT Rotas de Basto é uma organização do Motor Clube de Basto com o apoio da autarquia celoricense, Celobike e KTM.  A Associação Basto Move.te e o Projeto Raízes organizam a VIII Caminhada das Camélias que acontece dia 13 de março. O percurso circular de aproximadamente 10km começa e termina no Posto de Turismo de Celorico de Basto. A organização refere que “as inscrições esta abertas a todos aqueles que queiram participar” e podem ser feitas através do email :info@projetoraizes.pt. A 19 e 20 de março acontece o II Raid das Camélias. Segundo a Emotions (organização) à semelhança da primeira edição, este evento de todo o terreno turístico tem como tema principal as camélias, através de visita a jardins no concelho de Celorico de Basto. No primeiro dia da iniciativa, 19 de março, vão ser percorridos cerca de 100 Km entre os concelhos de Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vila Real. No dia 20, domingo, a organização vai brindar os participantes “mais aventureiros” com rafting no rio Tâmega. Vera Pereira da organização diz que “os mais contidos terão nas suas mãos mais uns quantos quilómetros para percorrer no concelho de Celorico de Basto”. Segundo a Emotions, “o facto de termos uma atividade com a duração de dois dias levou a que este evento não seja de uma organização singular mas sim em parceria com vários agentes locais, desde casas de turismo rural e local, estabelecimentos comerciais, como dos próprios municípios envolvidos”.







sábado, 27 de fevereiro de 2016

Agricultor assaltado por encapuzados em Ribas



Homem de 55 anos foi assaltado no lugar do Fojo, Paçô em Ribas, Celorico de Basto. O agricultor foi ameaçado de morte por dois assaltantes que se deslocavam num carro vermelho de quatro portas. Os ladrões deixaram a “casa do avesso” segundo Cristina Silva, filha da vítima. A GNR celoricense já se encontra a investigar o caso.


Um homem de 55 anos foi assaltado à mão armada na segunda-feira, 15 de fevereiro, no lugar de Fojo em Ribas. A vítima trabalhava no campo, por volta das 10h da manhã quando decidiu ir a casa em busca de uma ferramenta. À chegada o agricultor deparou-se com a porta do local onde guarda os utensílios aberta, mas segundo a filha Cristina Silva “não deu importância, porque pensava ser a minha mãe”. O agricultor foi surpreendido por dois assaltantes, um encapuzado e outro de cara destapada. Diz a descendente que deitaram o pai ao chão lhe apontaram uma arma e o ameaçaram “ nem um ai, senão morres já!”. Refere ainda Cristina que o progenitor com medo implorou que os dois ladrões se retirassem ao que estes responderam “ vamos embora quando encontramos o que queremos”. Ao nosso jornal a jovem declarou que a casa dos pais foi “virada do avesso” e que os dois larápios deixaram a habitação num “caos”. Os assaltantes levaram 3 maços de tabaco, alguns isqueiros e cerca de 70 euros. O assaltado ficou em estado de choque e não conseguiu chamar as autoridades. Foi a filha que ao notar um comportamento estranho por parte dos progenitores, comunicou o sucedido à Guarda Nacional Republicana de Celorico de Basto, que deu inicio às investigações. Segundo a filha do casal a casa já foi “assaltada outras vezes, e a quantia roubada foi muito superior” apenas as ameaças de morte não haviam acontecido anteriormente. “Os meus pais estão cheios de medo, muito assustados”, disse Cristina ao NB. De referir que o atacado avistou o carro dos criminosos, não conseguiu identificar a marca, apenas que se tratava de um automóvel vermelho de 4 portas.  

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cabeceiras de Basto - Detido ladrão de motosserras





A Guarda Nacional Republicana de Cabeceiras de Basto deteve esta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, um individuo por furto de duas motosserras.O material foi furtado há duas semanas em Vila Nune, concelho de Cabeceiras de Basto, e recuperado na freguesia de Fafe . Os acessórios , com valor estimado de cerca de 2500 euros, encontrava-se na posse de um receptador que o adquiriu por um preço inferior ao praticado no mercado. O detido de 42 anos, já identificado por autoria de ilícitos criminais similares, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Atlético de Codessoso vence Campeonato Regional de Corta-Mato


Dois jovens do Atlético de Codessoso foram campeões regionais de corta-mato. Bruno Oliveira, do escalão infantil, e Diogo Carvalho, iniciado, ficaram apurados para o Campeonato Nacional que acontece dia 27 de fevereiro em Famalicão. O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Através da participação de um cada vez maior número de alunos, esta competição, realizada em três fases (escolas, regional e nacional), tem lugar de destaque no nosso anual da DGE.O programa desta prova inclui, para além do Corta-Mato do Desporto Escolar, que se realiza em diversos escalões, o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário. Os atletas do clube de Codessoso são treinados pelo professor João Oliveira. O NB falou com o técnico que diz estar “extremamente satisfeito” com o desempenho dos seus atletas.

O que pensa do sucesso atingido pelos seus atletas?
Estou extremamente satisfeito com o desempenho dos meus atletas. Os objetivos previamente traçados para cada um deles foram atingidos, denotando em alguns deles (atletas) a capacidade de se transcenderem

O que significa esta vitória para o Atlético de Codessoso?
Esta vitória para o Atlético de Codessoso é resultado prático do trabalho realizado anteriormente.
~
Como vai decorrer a preparação para o Campeonato Nacional?
A preparação para a prova do campeonato de corta-mato nacional do desporto escolar vai decorrer com o mesmo rigor, competência e espírito de sacrifício demonstrados até agora por parte de todos intervenientes do clube.

Que resultados espera que os atletas obtenham?
Apesar do grau de dificuldade ser mais elevado, acredito plenamente que atingiremos os melhores resultados possíveis.

Quem pode fazer parte da equipa? Como o pode fazer?
Pode fazer parte da equipa quem tiver gosto pelo atletismo. Para o fazer basta entrar em contacto com o Atlético de Codessoso

Quer deixar alguma mensagem aos seus atletas e apoiantes?
"O único sítio em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário ". Tenham força e determinação, estamos convosco!



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mondim promove Granito Amarelo



O Município de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 23 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e com o Museu do Ouro de Travassos, Póvoa de Lanhoso, que tem como objetivo a promoção e valorização do Granito Amarelo do concelho transmontano.O projeto Lapis Lapidem vai ser desenvolvido pelos alunos do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que se propõem criar peças de joalharia, utilizando o granito de Mondim de Basto.Durante os quatro meses do projeto alunos e professores farão visitas aos locais de extração do granito de Mondim, bem como às oficinas artesanais de ourivesaria na Póvoa de Lanhoso, com o objetivo de desenvolverem a assimilação de conhecimentos e a interação com a realidade artesanal e produtiva,afirma a edilidade mondinense.A Professora Doutora Joana Santos,diretora da ESTG, refere citada em comunicado  que a escola tem como missão “partilhar o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que dele possam beneficiar, participando dessa forma no desenvolvimento regional”.O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou que esta parceria constitui uma mais-valia para o esforço que a autarquia tem vindo a desenvolver, no sentido de apoiar a realização de eventos e ações que promovam e valorizem as atividades económicas do concelho.Estiveram presentes nesta cerimónia, além dos alunos do IPVC, alguns empresários locais e o Presidente do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, Eng.º Lúcio Machado.


Fim-de-semana "Laranja"




Catorze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Laranja’ na sexta-feira devido às previsões de queda de neve e de agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, 12 distritos estarão sob ‘Aviso Laranja entre as 15:00 e as 00:00 de sexta-feira devido à previsão de queda de neve acima de 400 a 600 metros. Estão nesta situação os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu. O 'Aviso Laranja’, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. Os distritos de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo e Setúbal vão estar igualmente sob ‘Aviso Laranja’, mas neste caso devido à previsão de agitação marítima, entre as 12:00 de sábado e as 08:00 de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros. De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ desde as 06:00 de sexta-feira e até às 06:00 de domingo, devido à previsão de neve, vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 100 quilómetros hora nas terras altas, precipitação e agitação marítima. Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ a partir das 06:00 e até às 18:00 de sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. Já os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ para o vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 80 quilómetros hora no litoral e até os 100 km/hora nas terras altas, rodando para noroeste a partir da tarde. De acordo com o IPMA, o 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Também a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ para agitação marítima, já que o IPMA prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre as 18:00 de sábado e as 08:00 de domingo.

_lusa_

BECA soma sucessos


Três atletas do BECA/BCB - Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto foram chamados a integrar a convocatória da seleção regional da Associação de Andebol de Braga. Francisco Fontes, José Pedro Magalhães e Nelson Alves praticantes desde o início da atividade do clube em 2011/2012 no escalão de minis,  "veem agora o seu esforço e dedicação valorizado nesta prestigiante chamada à seleção regional da AA de Braga"diz o clube em comunicado. É desejo da Escola de Andebol que "este reconhecimento possa servir de exemplo para todos os outros atletas que fazem parte deste clube, e que elevam a cada dia que passa o nome de Celorico de Basto".A equipa de Andebol de Infantis Masculinos do BECA já confirmou a sua presença no prestigiado Torneio Internacional de Andebol de São João da Madeira que vai decorrer entre 23 e 26 de março de 2016. O torneio conta com 130 equipas inscritas de diferentes escalões, realizando jogos em 14 pavilhões ,em simultâneo. A 3ª edição do Torneio de Andebol Cidade de Amarante, que decorre entre 30 de março e 1 de abril, tem a pré inscrição de 4 equipas representativas do BECA. A concretizar-se a inscrição destas 4 equipas "serão 3 dias de muito andebol e muita diversão para os jovens celoricenses" refere a escola. 

Atletas convocados

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ultimados os preparativos para a tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa


A Assembleia da República já ultimou todos os preparativos e o protocolo a seguir na sessão solene de tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cerimónia que acontece a 09 de março.De acordo com informação disponibilizada aos jornalistas pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, as chegadas dos convidados e figuras estatais começam cerca das 09:00, e o primeiro-ministro, António Costa, deverá chegar ao Palácio de São Bento pelas 09:30.Já o chefe de Estado eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado cinco minutos depois, e Cavaco Silva, ainda chefe de Estado, chegará pelas 09:45.Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante, 09 de março, uma quarta-feira. O protocolo cerimonial a seguir na sessão solene inclui quase 50 pontos.


_fonte:Lusa_


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A Biblioteca sugere...

O Notícias de Basto conta desde Novembro de 2015 com a colaboração da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A instituição sugere mensalmente um livro, que se encontre no seu espólio. No mês de fevereiro a escolhe recaiu sobre "Obra Poética" de Sophia de Mello Breyner Andresen:

"Obra Poética" de Sophia de Mello Breyner Andresen 

 Edição/reimpressão:2015
Páginas: 992
Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: A presente edição agrupa num único tomo a obra poética da autora, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. São aqui incluídos, pela primeira vez, alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional.


Biografia: Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de novembro de 1919 — Lisboa, 2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1998. O seu corpo está no Panteão Nacional desde 2014.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Deputados visitaram Mondim de Basto


No âmbito das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, que decorreram nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Vila Real, um grupo de deputados parlamentares visitou, na passada sexta-feira, Mondim de Basto.A apresentação do projeto de candidatura das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade marcou o início desta visita e mereceu elogios de todos os deputados, que se mostraram disponíveis para apoiar a candidatura. O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou aos deputados que o objetivo desta candidatura é preservar aquele bem excecional para as gerações futuras, mas também atrair visitantes e turistas.A comitiva foi depois recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal, onde o Presidente da Câmara partilhou a visão da sua equipa para o desenvolvimento do território e apresentou dois assuntos que caracterizou de urgentes e inadiáveis, a questão do impasse na construção da Barragem de Fridão e a necessidade de conclusão da Variante do Tâmega, entre Celorico e Mondim de Basto.O Presidente da Câmara referiu que estes seis anos de governação do Município foram muito difíceis e exigentes. Em seis anos a dívida da autarquia reduziu 45%. A autarquia de Mondim de Basto é apresentada como um bom exemplo de recuperação financeira.Humberto Cerqueira partilhou ainda os transtornos provocados pelo encerramento do Tribunal e frisou que a Secção de Proximidade criada em Mondim, não serve os interesses da população.A visita terminou na Escola EB 2,3/S, onde os deputados puderam constatar a necessidade urgente de uma intervenção nos edifícios daquela escola, cujas salas não garantem condições mínimas de utilização. O Presidente da Câmara recebeu dos deputados a garantia do seu empenhamento na resolução dos problemas do concelho.

_Segundo comunicado da autarquia de Mondim de Basto_


Futebol - Resultados












sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Rainha das Camélias em Celorico de Basto

Março é o mês das Camélias em Celorico de Basto. A autarquia organiza anualmente A Festa Internacional e escolheu 2016 para a primeira "Eleição da Rainha das Camélias". A edilidade diz que estilistas, costureiras ou apenas amantes de moda podem participar no concurso. Para ser parte envolvente da competição, que acontece a 12 de março, deve criar um vestido em que a camélia apareça como adereço principal. 
A inscrição é gratuita e deve ser feita até dia 1 de março. Consulte o regulamento e ficha de inscrição aqui.

Futebol - Jogos do fim-de-semana


1ª Divisão – Série D
JORNADA 17
Fermilense 00:00 FC Gandarela
UD Polvoreira 00:00 ACR Guilhofrei
GDC Mosteiro 00:00 GD Silvares
GDCR Fareja 00:00 Santiago de Mascotelos
GD Selho 00:00 Arco Baúlhe
São Nicolau Basto 15:00 GCD Regadas




quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

AGRA Wine Eco Resort - Aldeamento de luxo em Celorico de Basto

AGRA Wine Eco Resort


Celorico de Basto vai ter um Aldeamento Turístico . O AGRA Wine Eco Resort será apresentado dia 25 de fevereiro, pelas 17h00, no Centro Cultural da Biblioteca Municipal Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. "Está tudo pronto para o arranque de um mega empreendimento turístico em Celorico de Basto. Uma infraestrutura que irá dar um impulso no setor turístico no concelho e na região", diz o municipio celoricense. “Este é um empreendimento muito importante para Celorico de Basto. As condições estão criadas e estou certo que será um investimento que irá trazer muitos benefícios para o concelho e para todo o território, quer ao nível do incremento turístico quer no que respeita à criação de riqueza e por consequência emprego,” disse, citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O  Resort vai ser desenvolvido em 5 fases. A primeira e a segunda dizem respeito à definição da vinha e à implantação do Hotel 5 estrelas, composto por 60 quartos, restaurante, um pátio lounge que liga à piscina exterior, bar, sala de conferências, entre outras valência. A terceira fase é respeitante à implantação do restaurante, varandas do Tâmega e caminhos pedestres. A quarta fase visa a implantação do Alojamento Turístico ( T3 e T0) e a quinta fase é referente à implantação de vilas Residence .O AGRA Wine Eco Resort , vai ter 158 quartos repartidos pelas diferentes valências sendo 60 quartos no hotel, bungalows T0 com 20 quartos, bungalows T3 com 30 quartos, e 12 vilas Residence T4  com um total de 48 quartos. Segundo a edilidade de Celorico este é "um protejo turístico que teve a preocupação de procurar o equilíbrio entre a proposta construção/edifício e a paisagem natural bem patente com a implantação de uma vinha com 130.000m2". Este Resort turístico advém de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Qualidade de Basto EM e a empresa Tamus Palace, lda.


Restaurante

Área Urbana de Mondim tem números de polícia


Depois do trabalho de investigação desenvolvido, em 2015, para o Núcleo Histórico da Vila de Mondim de Basto, com a atribuição de topónimos a todos os arruamentos existentes, assim como a distribuição dos números de polícia nas habitações deste núcleo residencial, a autarquia completou já este trabalho para toda a área urbana da Vila.Os serviços da autarquia estão agora no terreno a proceder à distribuição dos números de polícia a cada uma das 700 habitações que integram esta área urbana da Vila, sendo intenção do município concluir este trabalho em todos os lugares da freguesia de Mondim de Basto, até ao final do corrente ano de 2016.A atribuição do nome das ruas e a identificação da caixa postal reveste-se de particular importância na medida em que constitui um recurso de identificação geográfica dos imóveis, dos arruamentos e outros espaços públicos e permite assegurar a orientação e comunicação entre as pessoas.Neste estudo esteve subjacente o cuidado da atribuição de topónimos que refletissem o valor cultural e histórico que marcaram um determinado momento da história da vila de Mondim de Basto. Quando em 2009 o atual executivo iniciou funções, esta tarefa estava praticamente toda por concluir. Com o trabalho já realizado por algumas juntas de freguesia e com o apoio dos serviços da autarquia, é possível até ao final do presente mandato ter todo o concelho coberto com numeração de polícia e toponímia.

_Segundo nota da Câmara Municipal de Mondim de Basto_



Associação Empresarial abre GIP em Celorico de Basto


Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto criou um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) na delegação celoricense. O Gabinete, orientado para a inserção profissional da população desempregada, entrou em funcionamento após aprovação de uma candidatura junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Segundo a Associação “o objetivo fundamental deste GIP visa apoiar jovens e adultos desempregados do concelho de Celorico de Basto, através de um serviço de proximidade personalizado na área do emprego e qualificação profissional, por forma a auxiliar na definição dos percursos de inserção ou reinserção no mercado de trabalho”. Este novo serviço tem horário de funcionamento semanal às terças e sextas, entre as 9/13 horas (manhã) e as 14/18 horas (tarde), tendo como destinatários: jovens à procura do primeiro emprego; candidatos desempregados à procura de novo emprego; candidatos empregados à procura de outro emprego; candidatos a formação profissional; candidatos à criação do seu próprio emprego. A AEF pretende “com o auxílio das entidades empregadoras locais, delinear estratégias e sinergias que possibilitem a inserção profissional da população em situação de desemprego, no sentido de contrariar a elevada taxa de desemprego que afeta a população concelhia, com particular relevo a nível das camadas mais jovens da população”. O GIP tem, também, “ a função de divulgação da oferta de emprego no concelho de Celorico de Basto”. De acordo com os dados oficiais referentes ao último trimestre de 2015, a taxa de desemprego no concelho de Celorico de Basto situava-se perto dos 18%, o equivalente a cerca de 1200 pessoas inscritas no centro de emprego da região.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Muito frio até sexta-feira


imagem_protegeoqueebom


Onze distritos de Portugal continental vão estar até sexta-feira sob 'Aviso Amarelo' devido ao tempo frio, com persistência de valores baixos de temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob 'Aviso Amarelo' para o tempo frio, até às 09:00 de sexta-feira. O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. De acordo com a previsão do IPMA hoje, quarta-feira, as temperaturas mínimas vão rondar os -3 graus Celsius na Guarda e em Bragança, as cidades mais frias do país, onde as máximas não vão além dos 6 e 7 graus, respetivamente, e os sete de mínima em Faro. Na cidade de Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 4 de mínima e os 14 de máxima, no Porto entre os 4 e os 11, Coimbra entre os 2 e os 12 e em Viseu entre os -1 e os 8.Em Santarém e em Beja as temperaturas mínimas e máximas vão oscilar entre os dois graus Celsius e os 14, e em Faro os termómetros podem chegar aos 15 de máxima (cinco de mínima) .  Veja as temperatura esperadas para as Terras de Basto aqui.


Devido à persistência do tempo frio deve seguir  as seguintes recomendações da Proteção Civil :

 Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.
Atenção redobrada à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha uma condução prudente.

Siga ainda os seguintes conselhos da Protecção Civil:

Aquecer o lar:
·         Afaste os aquecedores de móveis;
·         Não seque a roupa nos aquecedores;
·         Afaste os produtos inflamáveis de uma fonte de calor;
·        Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados;
·         Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;
·         Não abandone velas acesas ou mal apagadas;
·         Nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.

Rede eléctrica:
·         Não faça reparações improvisadas;
·         Substitua os fios eléctricos em mau estado;
·         Use fusíveis adequados;
·         Evite sobrecarga – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;
·         Nunca apague com água um incêndio de origem eléctrica;
·         Não aproxime água de instalações eléctricas – há perigo de ficar electrocutado.

Rede de gás:
·         Faça a revisão periódica das tubagens – para verificar se há fugas aplique água com sabão. Nunca utilize uma chama;
·         Se detectar alguma fuga chame imediatamente um técnico do gás. Se cheirar a gás não faça qualquer tipo de chama, não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos, abra as janelas, feche as válvulas de segurança do contador e de corte do redutor e contacte de imediato um técnico qualificado.

Cozinha:
·         Nunca saia de casa com o fogão ou o esquentador ligado;
·         Não deixe, junto a janelas, aparelhos a gás ligados;
·         Se a gordura da frigideira se incendiar desligue de imediato o gás, não retire a frigideira do fogão, pois iria espalhar o fogo e use uma tampa, um prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio;
·         Mude periodicamente o filtro do exaustor;
·         Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

Para quem pretende viajar:
· Evitar fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve, procurando antecipar ou adiar essas viagens;
· No caso de ter de o fazer, deve:´

-Procurar informar-se através das concessionárias ou das forças policiais, de quais os condicionamentos de trânsito existentes e vias alternativas de circulação;
-Estar atento antes e no decurso da viagem às informações difundidas pelos Órgãos de Comunicação Social;
-Circular preferencialmente utilizando as vias rodoviárias mais seguras;
-Tomar algumas medidas preventivas como sejam munir-se de correntes, alguns agasalhos e alimentação suplementares e garantir o abastecimento do depósito do veículo, para fazer face à possibilidade de ser forçado a paragens prolongadas durante a viagem devido à neve e ao gelo.

. Nos locais onde se verifique a queda de neve:
-Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
-Evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito;
-Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;
-Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidente



PROVERE - Entrega de fichas até 24 deste mês




No âmbito da elaboração da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos), está a decorrer, até ao próximo dia 24 de fevereiro, o período de receção de fichas de intenção de investimento. Segundo o site da Rota do Românico o PROVERE visa fomentar, de uma forma sustentável, a competitividade dos territórios de baixa densidade, através da dinamização de atividades económicas (produtoras de bens e serviços transacionáveis) inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, tendencialmente inimitáveis do território, como sejam recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, entre outros. Diz a entidade que “neste contexto, estando a ser desenvolvida a Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE para o Território Douro, Tâmega e Sousa e sendo esta sustentada num Programa de Ação constituído por projetos âncora (investimento de natureza pública) e projetos complementares (que apesar de poderem contemplar investimentos de natureza pública deverão integrar maioritariamente projetos de iniciativa privada), convidam-se todos os interessados a sinalizar a sua intenção de investimento através do preenchimento da respetiva ficha (aqui), que deverá ser remetida até ao dia 24 de fevereiro ". O foco temático desta EEC PROVERE é o turismo. Se o seu projeto se localiza nos municípios de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira ou Penafiel, poderá remeter a ficha de intenção de investimento para a Ader-Sousa, através do e-mail adersousa_provere@adersousa.pt. Para mais informações, contacte esta associação através dos telefones 255 311 230 ou 961 102 964.Se o seu projeto se localiza nos municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende, poderá remeter a ficha de intenção para a Dolmen, através do e-mail provere2020@sapo.pt. Para o esclarecimento de dúvidas, recorra ao telefone 255 100 025. Para os projetos localizados no município de Castelo de Paiva, poderá remeter a ficha para a CIM do Tâmega e Sousa, através do e-mail geral@cimtamegaesousa.pt. Para mais informações, utilize o telefone 255 718 340.

Laboratório da UTAD faz despiste de Trichinella em carne de javali

O serviço é gratuito durante a presente de época de caça e pretende alertar caçadores e agentes para a segurança alimentar e a proteção da saúde pública.

Madalena Vieira-Pinto recebe amostra de carne de javali para despiste de triquinela
Créditos: Setor Fotografia da UTAD

O Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar (TeQSA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou um serviço de despiste de Trichinella, através da análise de amostras de músculo de javali, cuja resposta é dada em 24 horas, após a receção das amostras. Este serviço está a ser efetuado de forma gratuita, durante a presente época venatória e será, provavelmente, também gratuito na próxima época, devido ao apoio financeiro atribuído ao TeQSA pelo Safari Clube Internacional – Lusitânia Chapter. “Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar e fidelizar os caçadores para a utilização deste serviço, já que é importante que o caçador que beneficia do autoconsumo possa usufruir de um sistema adequado de recolha de amostras de carcaças de javali e de um resultado rápido do exame de Trichinella antes do consumo das peças de caça”, afirma Madalena Vieira-Pinto, docente e investigadora da UTAD e responsável pelo TeQSA. A Triquinelose é uma doença causada por parasitas da espécie Trichinella. Nos animais, a Triquinelose está frequentemente associada à infeção do porco doméstico (Sus domésticos) e do javali (Sus scrofa). O Homem também pode padecer desta doença, reconhecendo-se hoje que, na Europa Ocidental, a principal fonte de infeção para o homem ocorre por ingestão de carne de javali e de porco crua ou cozinhada a baixas temperaturas. “No homem, os principais sintomas associados à Triquinelose incluem dor abdominal, náuseas, vómitos e diarreias, dores musculares, dificuldade respiratória, dificuldade em deglutir, edema das pálpebras. Em casos mais graves pode ocorrer insuficiência cardíaca e distúrbios neurológicos como dor de cabeça e vertigem”, explica a mesma responsável.Na carne, a presença de larva normalmente não é visível a “olho nu” exigindo a análise laboratorial para detetar este parasita. Atualmente, de acordo com a legislação em vigor, todas carcaças de javali destinadas a serem comercializadas para consumo humano têm de ser sistematicamente sujeitas à pesquisa de Triquinella como parte do seu exame post mortem, em matadouros ou em estabelecimentos de preparação de caça (Regulamento (CE) Nº. 854/2004 e Regulamento (CE) Nº 2075/2005). No entanto, “no que se refere ao autoconsumo esta obrigatoriedade não se encontra prevista na legislação”, acrescenta a responsável do TeQSA. A fim de divulgar este serviço, o TEQSA participou, a convite da organização, na XX Feira de Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros, que decorreu de 28 a 31 de janeiro. Neste certame a UTAD recebeu a visita de inúmeras individualidades do setor da caça, entre as quais, a do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.Os caçadores e agentes interessados neste serviço poderão dirigir-se ao Laboratório TeQSA, na UTAD, enviar as amostras ou contatar o TeQSA através do email mmvpinto@utad.pt e do telefone nº 259 350 904.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mondim de Basto anuncia descontos na fatura da água para os bombeiros

A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje um pacote de regalias sociais para os bombeiros, como descontos na fatura da água, nas taxas de construção ou escola de música, para incentivar o voluntariado no concelho. “O objetivo é tentar valorizar sobretudo a atividade dos bombeiros voluntários para ajudar a atrair mais jovens para o voluntariado e para a corporação”, afirmou à agência Lusa o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira. O autarca referiu que os municípios de baixa densidade sofrem com o problema de falta de jovens e, ao mesmo tempo, é preciso prestar um maior apoio porque a população é cada vez mais idosa. “A própria sociedade é mais exigente no que respeita ao socorro e os bombeiros, apesar de terem os meios materiais e os equipamentos, deparam-se com um problema, agravado nos últimos anos, e que tem a ver com a saída de jovens e com a emigração e a baixa taxa de natalidade. Isso cria um problema”, salientou o presidente. O regulamento das regalias sociais foi aprovado hoje em reunião de câmara e deverá entrar em vigor até ao final do primeiro semestre deste ano. Os bombeiros poderão usufruir de desconto de 30% na fatura mensal da água, saneamento e resíduos, redução no pagamento das taxas e construção, redução em 50% na mensalidade da escola municipal de música e ainda a atribuição de 30 senhas para a entrada na piscina municipal, por época balnear. “Isto não resolve o problema mas dá um sinal da valorização da atividade e esperamos conseguir atrair mais jovens. É esse o nosso objetivo”, frisou Humberto Cerqueira. O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Luciano Reis, afirmou à Lusa que todos os “apoios são bem-vindos” e considerou que poderão servir de incentivo para ajudar a atrair mais voluntários. A corporação possui cerca de 60 bombeiros.


PLI // JGJ

Lusa/Fim

(foto:guiadacidade.pt)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Operação Veículos Pesados da GNR


A Guarda Nacional Republicana intensifica, desde de hoje , 15 de fevereiro, até domingo ,21 , a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros. A ação decorre nas vias com maior volume de tráfego , no sentido de identificar e prevenir infrações relacionadas com este tipo de veículos e respetivos transportes (pessoas e bens).Durante o período da operação, os militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal, vão levar a cabo ações de fiscalização com especial incidência para: Operação Veículos Pesados “Tispol – Truck and Bus Operation”.O controlo do peso e dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação); A verificação do acondicionamento e transporte de carga e das condições técnicas dos veículos; O controlo da condução sob efeito do álcool; A verificação do uso do cinto de segurança; A deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental. Durante o ano de 2015 foram fiscalizados 21 651 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 52% (11 229) apresentavam irregularidades nos tempos de condução/repouso. Esta operação será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network ( TISPOL ), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route ( ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária. Pode ler-se na página oficial da GNR.

"Heróis da Fruta" conta com hino celoricense



O Jardim de Infância de Assento- Ribas participa na 5ª edição do concurso "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" . A escola desenvolveu um hino que se encontra a votação desde 10 de fevereiro. O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é uma iniciativa de intervenção educativa de âmbito nacional promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos a ingerirem mais fruta diariamente, uma vez que este consumo se encontra atualmente abaixo do desejável. O Jardim de Infância de Pedroso - Rego participou , também, no programa educativo sem desenvolver a música que assinala o final da iniciativa. Durante 12 semanas, as crianças do Jardim de Infância de Pedroso e do Jardim de Infância de Assento – Ribas, ganharam diariamente "Estrelas" no "Quadro de Mérito" afixado na sala de aula, como recompensa pela ingestão de fruta. Além disso, os professores tiveram à sua disposição "Guias" com centenas de atividades facultativas que incluem fichas de trabalho, jogos pedagógicos e muitos outros conteúdos divertidos para transmitir às crianças todos os passos para se tornarem verdadeiros "Heróis da Fruta". Nas semanas seguintes, a motivação foi reforçada com uma competição nacional que utiliza a música como veículo para levar as lições do projeto até casa, porque envolver os encarregados de educação é fundamental. As crianças, partilham o que aprenderam sobre a alimentação saudável com as suas famílias, convidando os adultos para ver, ouvir e votar no "Hino da Fruta" criado em conjunto por todos os alunos da turma ou da escola. No final do programa, há prémios para todos: diplomas oficiais que lhes conferem o direito de usar o título de "Herói da Fruta" com o compromisso adicional de continuar a comer fruta todos os dias na escola e também em casa, pode ler-se na página oficial da iniciativa.As músicas mais criativas serão escolhidas por um Júri que é composto por nomes de referência no panorama musical português: João Gil, Ana Bacalhau dos Deolinda, Amor Electro, o Avô Cantigas entre outros. Posteriormente, as quatro escolhas do Júri irão receber na sua escola o espetáculo interativo "Super Festa dos Heróis da Fruta" para celebrar a importância da alimentação na saúde das crianças. Diz o município de Celorico de Basto que  "participação neste projeto não acarreta qualquer encargo financeiro para os estabelecimentos de ensino" . Pode votar no Jardim de Infância de Assento Ribas através do número 760 457 209 até dia 10 de março e ainda ouvir o hino no site do programa.






Futebol - Resultados





_fonte:zerozero