terça-feira, 15 de março de 2016

Procissão do Encontro em Mondim de Basto





A Paróquia de S. Cristóvão de Mondim de Basto realizou, no passado domingo, dia 13 de março, a solene Procissão do Encontro.Esta cerimónia, que foi presidida pelo Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás é, segundo o município mondinense "um momento marcante da quadra da Quaresma, que retrata o encontro de Jesus Cristo com Nossa Senhora das Dores, quando este seguia para o Calvário". Refere também a edilidade que por se tratar de "uma passagem de grande simbolismo para a comunidade cristã, atraiu a participação de centenas de peregrinos que, com fé e devoção, acompanharam as procissões que saíram da Igreja Matriz, com Nossa Senhora das Dores e da Capela do Senhor, com a imagem do Senhor dos Passos e que se encontraram na Praceta da Via Cova, onde se realizou o Sermão do Encontro. Cada uma das procissões contou ainda com o acompanhamento de bandas musicais, a Banda Filarmónica de Mões e a Banda Musical de Pontido". As centenas de fiéis seguiram depois, em procissão, para a Igreja Matriz para participarem na Eucaristia das Indulgências.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Tertúlia Mondinense expõe na Biblioteca Municipal




A Associação Tertúlia Mondinense inaugurou na sexta-feira, 11 de março, uma Exposição de Artes. A mostra que pretendeu assinalar o Dia Internacional da Mulher foi apresentada na Biblioteca Municipal. Diz a autarquia de Mondim de Basto que "os trabalhos expostos são todos da autoria de mulheres e refletem o gosto e a sensibilidade destas artistas para as artes plásticas". A edilidade elogia "o empenho e a dedicação das autoras que são também mulheres, mães, donas de casa e ainda partilham o produto dos seus talentos com a comunidade". A exposição, patente até dia 27 de março na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto, é constituída por 30 quadros e outros trabalhos artísticos da autoria de Maria Alfreda Oliveira Figueiredo Palhares da Cunha, Maria Fernanda Lemos da Cunha, Maria Itália Palhares da Cunha de Barros Machado, Maria da Graça Borges de Castro, Maria José Gonçalves Campelos Fernandes, Maria José Pereira de Barros Machado de Castro, Maria Matilde Mesquita Cardoso e Maria Rosalina Saavedra.


José Pacheco vence mais uma prova




José Pacheco da equipa de BTT Roladores de Basto|SSP|Celobike venceu ontem, 13 de março, a Meia Maratona do 2.º BTT CTM de Vila Pouca de Aguiar, Master 30. Na primeira prova da Taça Regional de Maratonas da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real estiveram presentes 7 atletas de Basto. A Direção dos Roladores de Basto diz que esta foi a "melhor forma de começar a defesa do título de Campeão da Taça Regional de Maratonas (XCM) da ARCVR conquistado no ano passado"  e felicita os seus atletas "pelo trabalho demonstrado. 


Classificação dos atletas equipa de BTT Roladores de Basto|SSP|Celobike

 

José Pacheco – 1.º M30, 2.º Geral;

Miguel Pinto - 3.º M30, 5.º Geral;

Franquelim Gonçalves - 4.º M30, 6.º Geral;

Francisco Teixeira – 4.º Elites, 11.º Geral;

Pedro Leite - 19.º M30, 65.º Geral;

Carlos Marques – 26.º M30, 92.º Geral.

 

Na classe de Promoção, o atleta Johannes Nelissen (Master 60), conseguiu o lugar 81.º à geral.



sexta-feira, 11 de março de 2016

Mondim de Basto : Beneficiação do Sistema de Abastecimento de Água




Terminou a obra de beneficiação do Sistema de Abastecimento de Água de Vilarinho, na freguesia de Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto.O projeto orçado em 88.978,52 € contemplou a instalação de dois reservatórios de água e a aplicação de todo o sistema de tratamento .Com este projeto a autarquia de mondinense diz pretender "ver garantido um abastecimento de água adequado às necessidades daquela que é uma das localidades mais populosas do concelho". Segundo comunicado o" Município decidiu não integrar nenhum sistema multimunicipal, optando por gerir de forma autónoma o sistema de abastecimento de água ao concelho. De forma gradual, os serviços da autarquia estão a proceder à instalação de contadores em todo o concelho para cobrança de água e, simultaneamente, estão a ser feitos investimentos na rede de abastecimento para melhor servir as populações".



Celorico de Basto - Fim-de-semana das camélias


Este fim-de-semana Celorico de Basto celebra o "Património de Encantar". A Festa Internacional das Camélias inicia hoje , sexta-feira, e termina domingo, 13 de março. A cerimónia oficial de abertura acontece hoje , pelas 18h00, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Joaquim Mota e Silva, edil celoricense, diz em comunicado que este fim-de-semana será "inteiramente dedicado à promoção do nosso património natural, a camélia. Todas as atividades promovidas terão a camélia como referência desde a exposição/concurso de camélia até ao desfile temático . Celorico de Basto “veste-se” literalmente desta flor com as ruas meticulosamente engalanadas pelos moradores e comerciantes que tornam a vila ainda mais bonita. Reforço que parte das atividades desenvolvidas contam com a colaboração da comunidade local que, com brio e empenho, tornam Celorico de Basto, neste fim-de-semana, um dos destinos turísticos mais requisitados da região”. A XIII Festa Internacional das Camélias contará "com um programa aliciante" segundo a autarquia. Na sexta, dia 11, pelas 18h00, a abertura oficial do certame que contará com a apresentação do programa, seguindo-se um verde de honra e visita ao espaço onde ficarão os vinhos e os produtos derivados de camélias. No sábado, dia 12, será destaque o programa Aqui Portugal da RTP, a abertura da Exposição/Concurso de camélias, a atuação do orfeão de Portalegre e o Desfile de Moda para a eleição da Rainha das Camélias. No domingo, dia 13, será destaque a 5ª BTT Rotas de Basto, a XIII Caminhada das camélias, o Cortejo das Camélias/Desfile Temático, a peça de teatro “a Dama das camélias” pelo GTC e a lenda das 3 árvores pela Cooperartes , diz a Câmara Municipal de Celorico de Basto.





quinta-feira, 10 de março de 2016

NORTE 2020 lança novos concursos para apoiar ações coletivas de estímulo às empresas.




O NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) lançou quatro novos concursos para apoiar ações coletivas de estímulo às empresas. No total, estão a concurso até 13 de abril 30 milhões de Euros para o cofinanciamento de iniciativas que respondam a riscos e oportunidades comuns de um conjunto alargado de empresas.Dos novos apoios destacam-se 10 milhões de Euros destinados à promoção do espírito empresarial em territórios de baixa densidade. Neste concurso inclui-se o apoio a ações de apoio ao empreendedorismo, iniciativas de mentoring e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras e projetos de suporte a infraestruturas de aceleração e incubação de empreendedores.Também com dotação de 10 milhões de Euros está em aberto um novo concurso para a transferência de conhecimento científico e tecnológico. Podem candidatar-se entidades como institutos vocacionados para a investigação como, por exemplo, ações de demonstração ou divulgação no tecido empresarial de soluções tecnológicas.
As novas oportunidades abrangem, ainda, cinco milhões de Euros para ações coletivas de internacionalização, que assegurem a prospeção, o conhecimento e o acesso a novos mercados, e cinco milhões para ações coletivas de qualificação, tais como ações de informação sobre a oferta portuguesa de bens e serviços. 
Os avisos do concurso estão aqui.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Campeonato Nacional de Montanha em Mondim de Basto


A Rampa da Senhora da Graça faz parte do calendário do Campeonato Nacional de Montanha 2016. A autarquia mondinense diz confirmar assim a "aposto no automobilismo". A proposta solicitada pela edilidade ao CAMI, Clube Aventura do Minho foi aceite "reunindo todas as condições para uma parceria duradoura e a realização de uma prova de grande nível".O Presidente do Clube, Nuno Loureiro,refere citado em comunicado que  “o traçado da Sr.ª da Graça é um palco de excelência para receber uma prova de Montanha. Reúne todas as condições de segurança que, como se sabe, aumentaram de forma exponencial relativamente ao ano passado. Podemos adjetivar a Sr.ª da Graça como um “rampódromo”, é sem dúvida um dos melhores traçados do Campeonato Nacional de Montanha”.O Monte Farinha, além de receber a etapa rainha da Volta a Portugal em Bicicleta, recebe agora, também, uma grande prova de automobilismo, diz a autarquia.Está programada, para breve, uma apresentação oficial do evento onde estará presente, entre outros, o Ex Bicampeão Nacional de Montanha, Paulo Ramalho, que será cabeça de cartaz da Rampa da Sr.ª da Graça.Segundo a edilidade a atividade "com data marcada para os dias 23 e 24 de julho, a Rampa da Sr.ª da Graça insere-se nas Festas do Concelho, potenciando desta forma o evento e proporcionado a Mondim de Basto um espetáculo único e de referência nacional".Todas as informações sobre o Campeonato Nacional de Montanha podem ser consultadas aqui.


terça-feira, 8 de março de 2016

Celorico - "Basto Interact" a Rede Desportiva Local



A primeira Rede de Desporto Local será promovida em Celorico de Basto pelo Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela de Basto. A rede aparece  na sequência do desafio lançado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude ao Grupo Cultural por se tratar de uma associação local com uma área de atuação alargada, fomentando o desenvolvimento, a saúde, a educação, o ensino, a cultura, a ocupação dos tempos livres, a prática do desporto e a defesa do meio ambiente, segundo comunicado. A Rede de Desporto Local vai atuar em parceria com várias entidades nomeadamente a Câmara Municipal de Celorico de Basto, responsável por parte do apoio logístico inerente ao “Basto Interact”. O edil celoricense, Joaquim Mota e Silva, citado em comunicado, refere que  “Celorico de Basto respira desporto, com infraestruturas várias para apoiar as diferentes modalidades. Temos vindo, anos após ano, a aprimorar as condições para que todos, independentemente da idade ou da condição socioeconómica, possam praticar a modalidade que mais gostam. Esta rede irá incrementar ainda mais a prática desportiva para todos. Os nossos jovens terão a oportunidade de conhecer outras realidades e se forem de facto bons podem até, ser catapultados para outros patamares desportivos”. Diz a autarquia celoricense que esta rede visa promover e defender o desporto como um direito universal, bem como a sua dimensão pedagógica e educativa, divulgando desta forma o Código da Ética Desportiva, sensibilizar e promover práticas desportivas intergeracionais, incentivar o gosto pelo desporto e hábitos de vida saudáveis facilitando à comunidade o acesso as várias modalidades, envolver os parceiros e outros agentes da comunidade, na calendarização e programação das ações e atividades a desenvolver, numa perspetiva integrada de mobilização e potenciação de recursos e dos participantes e garantir a continuidade e inovação dos programas e atividades, tendo por base um modelo participado e partilhado de custos e investimento.
O presidente do grupo promotor, Daniel Meireles, mostra-se satisfeito por este desafio. “A Rede de Desporto Local será mais um desafio para este grupo e tenho a certeza que trabalharemos com afinco para conseguirmos atingir os melhores resultados. Sabemos das dificuldades deste projeto, mas conhecemos muito bem a realidade deste concelho e estou certo que levaremos o desporto a todos, fruto de várias parcerias com os clubes desportivos e outras entidades que se queiram associar.”
A rede tem como parceiros a autarquia de Celorico de Basto, a Junta de freguesia de Basto São Clemente, co Clube de Natação, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Basto Footgolf Clube, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, o Futebol Clube de Gandarela, a Escola Superior de Educação de Fafe e o Vitória Sport Clube.“A Basto Interact” será apresentada oficialmente no dia 11 de março, pelas 16h30, no centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de sousa, em Celorico de Basto.











segunda-feira, 7 de março de 2016

Futebol - Resultados











Mondim de Basto contra incêndios



A Guarda Nacional Republicana (GNR) e os serviços da autarquia de Mondim de Basto vão realizar amanhã, 8 de março e quarta , dia 9 , ações de levantamento de situações de não conformidade, no que diz respeito à limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustíveis.A apresentação e planeamento destes trabalhos teve lugar no passado dia 3 de março, na Câmara Municipal, onde estiveram reunidas as entidades competentes em matéria de fiscalização, presidentes de juntas de freguesia e grandes proprietários florestais (Conselhos Diretivos de Baldios e ICNF).Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, em comunicado “aproxima-se o período crítico e a prevenção dos incêndios florestais deve ser praticada de forma atempada e eficiente. Este esforço de sensibilização só se consegue envolvendo as populações”. Segundo a edilidade de forma a garantir o cumprimento da manutenção das faixas de gestão de combustíveis, as ações de fiscalização vão realiza-se, amanhã, na União de Freguesias de Campanhó e Paradança, na Freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto e na Freguesia de Atei. No dia 9 de março, estas ações desenvolver-se-ão na União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, na Freguesia de Vilar de Ferreiros e na Freguesia do Bilhó. No período da tarde decorrerão as sessões públicas de esclarecimento das populações que terão lugar, amanhã, às 14 horas, no Auditório da Assembleia Municipal quarta-feira, à mesma hora, na Casa do Povo de Ermelo.Como complemento às sessões de esclarecimento, a autarquia está também a divulgar as normas e regras em matéria limpeza de matos junto às habitações, quer através da entrega de folhetos na feira bimensal do passado dia 2 de março, quer através da impressão da informação no verso da fatura da água.Uma correta gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a diminuição do risco de incêndio, diz a autarquia mondinense.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Braga, Porto e Vila Real sob Alerta Amarelo




Dez distritos estão hoje em Alerta Amarelo devido à queda de neve. Braga, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda , Viseu e Bragança encontram-se sob o o terceiro alerta mais grave, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Para hoje e até amanhã, sábado, é esperada queda de neve e aguaceiros de neve abaixo dos 1000 metros. 

Veja aqui o tempo esperado para as Terra de Basto:





quinta-feira, 3 de março de 2016

Futebol: Jogos do fim-de-semana






Encontrado jovem de Moreira do Castelo

Foi encontrado o rapaz de 13 anos desaparecido desde ontem em Moreira do Castelo, Celorico de Basto. Alegadamente o jovem terá fugido de casa e foi encontrado com vida numa habitação abandonada na Mota, Celorico de Basto. Segundo os Bombeiros de Celorico de Basto ontem  "o rapaz chegou a casa da escola, ao final da tarde, deixou os livros e não voltou a ser visto". Recorde-se que o alerta foi dado pelos pais do adolescente, que comunicaram o desaparecimento à Guarda Nacional Republicana celoricense. Além dos bombeiros, participaram nas operações uma equipa cinotécnica da GNR e o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) de Vila Real. Duas equipas da junta de freguesia estiveram também no terreno.





Mondim de Basto : 7º Festival Internacional de teatro começa no sábado

Inicia no próximo fim-de-semana a sétima edição do Festival Internacional de Teatro Miguel Torga. Uma iniciativa da responsabilidade do Teatro Amador Mondinense – TAM, que, à semelhança das anteriores edições, apresenta um cartaz cultural com oito espetáculos teatrais, protagonizados por sete companhias nacionais e internacionais. Segundo comunicado " o município consciente da importância deste tipo de eventos para a dinamização económica e cultural do concelho deliberou atribuir, na reunião ordinária da Câmara Municipal de 29 de fevereiro, uma verba de 3 mil euros ao TAM, para apoiar a realização deste festival". Diz o edil mondinense, Humberto Cerrqueira, citado em aviso que este apoio se insere "numa política de apoio às associações locais para a dinamização cultural. O envolvimento das associações e a partilha de espaços é essencial para manter uma oferta cultural de qualidade". O TAM é uma associação criada em 2009 e desenvolve a sua atividade na Casa da Cultura, cedida gratuitamente pelo município. Veja a programação no cartaz:




terça-feira, 1 de março de 2016

Terras de Basto - Tempo para esta semana




O tempo para esta semana nas Terras de Basto:








_fonte:IPMA

ERRATA


Semana da Proteção Civil em Mondim de Basto

O Município de Mondim de Basto e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários promovem quatro dias de atividades dedicadas à área da proteção civil.De 1 a 4 de março, os Serviços Municipais de Proteção e os Bombeiros Voluntários estarão junto da população com ações de sensibilização, formações e simulacros, que têm como objetivo informar os munícipes sobre as funções que desempenham em favor da comunidade. Hoje, 1 de março, o Quartel dos Bombeiros Voluntários estará aberto à visita dos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho.Amanhã, estará patente no Largo da Feira, uma exposição de viaturas de combate a incêndios florestais, dos sapadores e bombeiros, e serão distribuídos flyers informativos sobre a limpeza de matos e a realização de queimas e queimadas. Esta ação contará ainda com a participação dos GIPS e SEPNA da Guarda Nacional Republicana.Quinta,3 de março, decorrerá na Câmara Municipal uma formação de suporte básico de vida dirigida aos funcionários da autarquia.A Semana da Proteção Civil termina sexta-feira, 4 de março, com um exercício/simulacro de um acidente rodoviário.De referir que O Dia da Proteção Civil, que se assinala todos os anos a 01 de março, foi instituído, mundialmente, pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e, em Portugal, foi criado por despacho ministerial.Este ano para assinalar a data foi escolhido o tema “a importância do patamar local na promoção de comunidades resilientes” para destacar o papel fundamental e estruturante do patamar local, nomeadamente das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos coletivos, refere a Autoridade Nacional de Proteção Civil, em comunicado.


 

Celorico de Basto - CLDS 3G ajuda desempregados




Estão a ser promovidas sessões de divulgação do CLDS 3G junto de desempregados. As primeiras ações decorreram nas instalações da Câmara Municipal de Celorico de Basto e permitiram dar a conhecer um programa que trabalha baseado sobretudo, em três eixos de intervenção, sendo que, nestas ações o destaque incidirá no eixo 1 que se direciona ao emprego, formação e qualificação.A abertura das sessões é da responsabilidade da Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho, que apresenta todos os serviços sociais do município incidindo na necessidade de programas inclusivos e facilitadores na procura de emprego. “Estamos muito bem apetrechados no que respeita a serviços de proximidade de cariz social e de saúde. Procuramos dar respostas céleres aos mais desprotegidos e temos como objetivo principal a inclusão. Este programa que hoje vos será apresentado, o CLDS 3G, é o reflexo dessa necessidade, é um programa que procura “dotar de competências” os desempregados para as melhores técnicas de procura de emprego” disse.A apresentar o CLDS 3G, Manuel Maria Afonso, Coordenador do Programa, salientou a necessidade de cada desempregado dispor de um Perfil Profissional atualizado. “Temos muitos desempregados com capacidades que os mesmos desconhecem. São, muitas vezes, capacidades intrínsecas que não são valorizadas e que podem, na hora da apresentação, fazer toda a diferença. É nosso objetivo, depois destas apresentações coletivas, desenvolver atendimentos individuais onde cada um terá a oportunidade de definir o seu Perfil Profissional. O CLDS 3G procurará atuar por forma a munir os desempregados com várias competências para que seja mais fácil inseri-los no mercado de trabalho”. Diz a autarquia que "os dados recolhidos destes desempregados serão inseridos numa base de dados o que facilitará a contratação junto das empresas"Estas ações acontecem em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) sedeado no edifício da Câmara Municipal. Antes das ações individuais estão previstas mais sessões de apresentação coletiva pelo concelho mais propriamente nas instalações das juntas de freguesia. Segundo comunicado oficial da autarquia celoricense. 

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mondim de Basto - Associações recebem apoio financeiro

O Câmara Municipal de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 24 de fevereiro, os protocolos de atribuição de um apoio financeiro às sete associações desportivas do concelho que apresentaram candidatura ao Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo.A autarquia disponibilizou uma verba de 47.500,00 euros para o Programa de Apoio ao Desporto de Rendimento na vertente competição/prática desportiva não profissional e para a área de Formação Desportiva – Atividade Regular.Apresentaram candidatura aos referidos apoios o Mondinense Futebol Clube, o Atei Futebol Clube, o Clube de Caça e Pesca, o Grupo Tamecanos de Mondim, a AMA – Associação de Atletismo de Mondim, a Associação de Ciclismo e BTT Sra. da Graça e o Clube de Parapente de Basto.A distribuição da verba respeitou a avaliação dos parâmetros de pontuação definidos pelo Regulamento aprovado em 2010, que valorizavam o número de atletas inscritos, o número de atletas provenientes da formação, a integração de atletas naturais/residentes no concelho e ainda a participação das equipas em campeonatos oficiais.Além deste apoio financeiro, a autarquia assegura os transportes dos clubes para as provas e a manutenção das instalações desportivas.O edil mondinense Humberto Cerqueira refere , citado em comunicado, que "estas medidas de apoio permitem garantir uma oferta desportiva variada e de qualidade a todos os munícipes. Este esforço financeiro da autarquia justifica-se pelo importante papel que estes clubes desempenham na comunidade. Estes clubes asseguram a ocupação e a prática desportiva a centenas de jovens e adultos".


domingo, 28 de fevereiro de 2016

Desporto no mês das Camélias

Março, o mês das camélias em Celorico de Basto, vai contar com várias atividades desportivas. 5º BTT Rotas de Basto, Caminhada e Raid das Camélias são três iniciativas que pretendem dar a conhecer o concelho celoricense.


O mês das Camélias, março, vai ser preenchido por diversas atividades desportivas em Celorico de Basto. O Motor Clube de Basto organiza o 5º BTT Rotas de Basto que acontece, domingo, 13 de março. O objetivo desta iniciativa é segundo a organização divulgar o concelho celoricense. A prova inserida na Festa Internacional das Camélias vai percorrer “belos trilhos e caminhos rurais das freguesias de Arnoia; Britelo, Gémeos e Ourilhe; Veade, Gagos e Molares” num percurso com cerca de 35 km. Diz fonte da organização que todos se podem inscrever, maiores e menores de idade (com termo de responsabilidade) até dia 10 de março em www.motorclubede basto.pt. O 5º BTT Rotas de Basto é uma organização do Motor Clube de Basto com o apoio da autarquia celoricense, Celobike e KTM.  A Associação Basto Move.te e o Projeto Raízes organizam a VIII Caminhada das Camélias que acontece dia 13 de março. O percurso circular de aproximadamente 10km começa e termina no Posto de Turismo de Celorico de Basto. A organização refere que “as inscrições esta abertas a todos aqueles que queiram participar” e podem ser feitas através do email :info@projetoraizes.pt. A 19 e 20 de março acontece o II Raid das Camélias. Segundo a Emotions (organização) à semelhança da primeira edição, este evento de todo o terreno turístico tem como tema principal as camélias, através de visita a jardins no concelho de Celorico de Basto. No primeiro dia da iniciativa, 19 de março, vão ser percorridos cerca de 100 Km entre os concelhos de Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vila Real. No dia 20, domingo, a organização vai brindar os participantes “mais aventureiros” com rafting no rio Tâmega. Vera Pereira da organização diz que “os mais contidos terão nas suas mãos mais uns quantos quilómetros para percorrer no concelho de Celorico de Basto”. Segundo a Emotions, “o facto de termos uma atividade com a duração de dois dias levou a que este evento não seja de uma organização singular mas sim em parceria com vários agentes locais, desde casas de turismo rural e local, estabelecimentos comerciais, como dos próprios municípios envolvidos”.







sábado, 27 de fevereiro de 2016

Agricultor assaltado por encapuzados em Ribas



Homem de 55 anos foi assaltado no lugar do Fojo, Paçô em Ribas, Celorico de Basto. O agricultor foi ameaçado de morte por dois assaltantes que se deslocavam num carro vermelho de quatro portas. Os ladrões deixaram a “casa do avesso” segundo Cristina Silva, filha da vítima. A GNR celoricense já se encontra a investigar o caso.


Um homem de 55 anos foi assaltado à mão armada na segunda-feira, 15 de fevereiro, no lugar de Fojo em Ribas. A vítima trabalhava no campo, por volta das 10h da manhã quando decidiu ir a casa em busca de uma ferramenta. À chegada o agricultor deparou-se com a porta do local onde guarda os utensílios aberta, mas segundo a filha Cristina Silva “não deu importância, porque pensava ser a minha mãe”. O agricultor foi surpreendido por dois assaltantes, um encapuzado e outro de cara destapada. Diz a descendente que deitaram o pai ao chão lhe apontaram uma arma e o ameaçaram “ nem um ai, senão morres já!”. Refere ainda Cristina que o progenitor com medo implorou que os dois ladrões se retirassem ao que estes responderam “ vamos embora quando encontramos o que queremos”. Ao nosso jornal a jovem declarou que a casa dos pais foi “virada do avesso” e que os dois larápios deixaram a habitação num “caos”. Os assaltantes levaram 3 maços de tabaco, alguns isqueiros e cerca de 70 euros. O assaltado ficou em estado de choque e não conseguiu chamar as autoridades. Foi a filha que ao notar um comportamento estranho por parte dos progenitores, comunicou o sucedido à Guarda Nacional Republicana de Celorico de Basto, que deu inicio às investigações. Segundo a filha do casal a casa já foi “assaltada outras vezes, e a quantia roubada foi muito superior” apenas as ameaças de morte não haviam acontecido anteriormente. “Os meus pais estão cheios de medo, muito assustados”, disse Cristina ao NB. De referir que o atacado avistou o carro dos criminosos, não conseguiu identificar a marca, apenas que se tratava de um automóvel vermelho de 4 portas.  

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cabeceiras de Basto - Detido ladrão de motosserras





A Guarda Nacional Republicana de Cabeceiras de Basto deteve esta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, um individuo por furto de duas motosserras.O material foi furtado há duas semanas em Vila Nune, concelho de Cabeceiras de Basto, e recuperado na freguesia de Fafe . Os acessórios , com valor estimado de cerca de 2500 euros, encontrava-se na posse de um receptador que o adquiriu por um preço inferior ao praticado no mercado. O detido de 42 anos, já identificado por autoria de ilícitos criminais similares, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Atlético de Codessoso vence Campeonato Regional de Corta-Mato


Dois jovens do Atlético de Codessoso foram campeões regionais de corta-mato. Bruno Oliveira, do escalão infantil, e Diogo Carvalho, iniciado, ficaram apurados para o Campeonato Nacional que acontece dia 27 de fevereiro em Famalicão. O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Através da participação de um cada vez maior número de alunos, esta competição, realizada em três fases (escolas, regional e nacional), tem lugar de destaque no nosso anual da DGE.O programa desta prova inclui, para além do Corta-Mato do Desporto Escolar, que se realiza em diversos escalões, o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário. Os atletas do clube de Codessoso são treinados pelo professor João Oliveira. O NB falou com o técnico que diz estar “extremamente satisfeito” com o desempenho dos seus atletas.

O que pensa do sucesso atingido pelos seus atletas?
Estou extremamente satisfeito com o desempenho dos meus atletas. Os objetivos previamente traçados para cada um deles foram atingidos, denotando em alguns deles (atletas) a capacidade de se transcenderem

O que significa esta vitória para o Atlético de Codessoso?
Esta vitória para o Atlético de Codessoso é resultado prático do trabalho realizado anteriormente.
~
Como vai decorrer a preparação para o Campeonato Nacional?
A preparação para a prova do campeonato de corta-mato nacional do desporto escolar vai decorrer com o mesmo rigor, competência e espírito de sacrifício demonstrados até agora por parte de todos intervenientes do clube.

Que resultados espera que os atletas obtenham?
Apesar do grau de dificuldade ser mais elevado, acredito plenamente que atingiremos os melhores resultados possíveis.

Quem pode fazer parte da equipa? Como o pode fazer?
Pode fazer parte da equipa quem tiver gosto pelo atletismo. Para o fazer basta entrar em contacto com o Atlético de Codessoso

Quer deixar alguma mensagem aos seus atletas e apoiantes?
"O único sítio em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário ". Tenham força e determinação, estamos convosco!



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mondim promove Granito Amarelo



O Município de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 23 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e com o Museu do Ouro de Travassos, Póvoa de Lanhoso, que tem como objetivo a promoção e valorização do Granito Amarelo do concelho transmontano.O projeto Lapis Lapidem vai ser desenvolvido pelos alunos do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que se propõem criar peças de joalharia, utilizando o granito de Mondim de Basto.Durante os quatro meses do projeto alunos e professores farão visitas aos locais de extração do granito de Mondim, bem como às oficinas artesanais de ourivesaria na Póvoa de Lanhoso, com o objetivo de desenvolverem a assimilação de conhecimentos e a interação com a realidade artesanal e produtiva,afirma a edilidade mondinense.A Professora Doutora Joana Santos,diretora da ESTG, refere citada em comunicado  que a escola tem como missão “partilhar o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que dele possam beneficiar, participando dessa forma no desenvolvimento regional”.O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou que esta parceria constitui uma mais-valia para o esforço que a autarquia tem vindo a desenvolver, no sentido de apoiar a realização de eventos e ações que promovam e valorizem as atividades económicas do concelho.Estiveram presentes nesta cerimónia, além dos alunos do IPVC, alguns empresários locais e o Presidente do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, Eng.º Lúcio Machado.


Fim-de-semana "Laranja"




Catorze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Laranja’ na sexta-feira devido às previsões de queda de neve e de agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, 12 distritos estarão sob ‘Aviso Laranja entre as 15:00 e as 00:00 de sexta-feira devido à previsão de queda de neve acima de 400 a 600 metros. Estão nesta situação os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu. O 'Aviso Laranja’, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. Os distritos de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo e Setúbal vão estar igualmente sob ‘Aviso Laranja’, mas neste caso devido à previsão de agitação marítima, entre as 12:00 de sábado e as 08:00 de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros. De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ desde as 06:00 de sexta-feira e até às 06:00 de domingo, devido à previsão de neve, vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 100 quilómetros hora nas terras altas, precipitação e agitação marítima. Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ a partir das 06:00 e até às 18:00 de sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. Já os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ para o vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 80 quilómetros hora no litoral e até os 100 km/hora nas terras altas, rodando para noroeste a partir da tarde. De acordo com o IPMA, o 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Também a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ para agitação marítima, já que o IPMA prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre as 18:00 de sábado e as 08:00 de domingo.

_lusa_

BECA soma sucessos


Três atletas do BECA/BCB - Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto foram chamados a integrar a convocatória da seleção regional da Associação de Andebol de Braga. Francisco Fontes, José Pedro Magalhães e Nelson Alves praticantes desde o início da atividade do clube em 2011/2012 no escalão de minis,  "veem agora o seu esforço e dedicação valorizado nesta prestigiante chamada à seleção regional da AA de Braga"diz o clube em comunicado. É desejo da Escola de Andebol que "este reconhecimento possa servir de exemplo para todos os outros atletas que fazem parte deste clube, e que elevam a cada dia que passa o nome de Celorico de Basto".A equipa de Andebol de Infantis Masculinos do BECA já confirmou a sua presença no prestigiado Torneio Internacional de Andebol de São João da Madeira que vai decorrer entre 23 e 26 de março de 2016. O torneio conta com 130 equipas inscritas de diferentes escalões, realizando jogos em 14 pavilhões ,em simultâneo. A 3ª edição do Torneio de Andebol Cidade de Amarante, que decorre entre 30 de março e 1 de abril, tem a pré inscrição de 4 equipas representativas do BECA. A concretizar-se a inscrição destas 4 equipas "serão 3 dias de muito andebol e muita diversão para os jovens celoricenses" refere a escola. 

Atletas convocados

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ultimados os preparativos para a tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa


A Assembleia da República já ultimou todos os preparativos e o protocolo a seguir na sessão solene de tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cerimónia que acontece a 09 de março.De acordo com informação disponibilizada aos jornalistas pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, as chegadas dos convidados e figuras estatais começam cerca das 09:00, e o primeiro-ministro, António Costa, deverá chegar ao Palácio de São Bento pelas 09:30.Já o chefe de Estado eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado cinco minutos depois, e Cavaco Silva, ainda chefe de Estado, chegará pelas 09:45.Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante, 09 de março, uma quarta-feira. O protocolo cerimonial a seguir na sessão solene inclui quase 50 pontos.


_fonte:Lusa_


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A Biblioteca sugere...

O Notícias de Basto conta desde Novembro de 2015 com a colaboração da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A instituição sugere mensalmente um livro, que se encontre no seu espólio. No mês de fevereiro a escolhe recaiu sobre "Obra Poética" de Sophia de Mello Breyner Andresen:

"Obra Poética" de Sophia de Mello Breyner Andresen 

 Edição/reimpressão:2015
Páginas: 992
Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: A presente edição agrupa num único tomo a obra poética da autora, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. São aqui incluídos, pela primeira vez, alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional.


Biografia: Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de novembro de 1919 — Lisboa, 2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1998. O seu corpo está no Panteão Nacional desde 2014.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Deputados visitaram Mondim de Basto


No âmbito das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, que decorreram nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Vila Real, um grupo de deputados parlamentares visitou, na passada sexta-feira, Mondim de Basto.A apresentação do projeto de candidatura das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade marcou o início desta visita e mereceu elogios de todos os deputados, que se mostraram disponíveis para apoiar a candidatura. O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou aos deputados que o objetivo desta candidatura é preservar aquele bem excecional para as gerações futuras, mas também atrair visitantes e turistas.A comitiva foi depois recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal, onde o Presidente da Câmara partilhou a visão da sua equipa para o desenvolvimento do território e apresentou dois assuntos que caracterizou de urgentes e inadiáveis, a questão do impasse na construção da Barragem de Fridão e a necessidade de conclusão da Variante do Tâmega, entre Celorico e Mondim de Basto.O Presidente da Câmara referiu que estes seis anos de governação do Município foram muito difíceis e exigentes. Em seis anos a dívida da autarquia reduziu 45%. A autarquia de Mondim de Basto é apresentada como um bom exemplo de recuperação financeira.Humberto Cerqueira partilhou ainda os transtornos provocados pelo encerramento do Tribunal e frisou que a Secção de Proximidade criada em Mondim, não serve os interesses da população.A visita terminou na Escola EB 2,3/S, onde os deputados puderam constatar a necessidade urgente de uma intervenção nos edifícios daquela escola, cujas salas não garantem condições mínimas de utilização. O Presidente da Câmara recebeu dos deputados a garantia do seu empenhamento na resolução dos problemas do concelho.

_Segundo comunicado da autarquia de Mondim de Basto_