segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Futebol de Basto - Resultados







Fermilense contrata dois guarda-redes


 Jorge Botelho, guarda-redes do Sport Clube Fermilense, lesionou-se gravemente no joelho direito, com suspeita de rotura de ligamentos. A lesão impede o atleta de dar o seu contributo até ao final da época. Segundo Franklim Moura, presidente do SCF foram Luís "sueco" e Vitor Hugo os jogadores que acederam ao pedido de ajuda do clube em dificuldade de reforços. Diz o dirigente que 2015 foi “um ano para esquecer a nível de lesões “.  Lemos, Ramiro, Rui da Mota, Moura, Joel, Isidro e Christophe, são alguns dos exemplos que ainda não estiveram a 100%  às ordens do treinador. O presidente referiu ao NB que “tentaram reforçar com alguns atletas que estão sem jogar em alguns clubes, mas até ao momento não obtivemos resposta positiva. Tentaremos até Dezembro, se não conseguirmos alguns reforços, iremos ter dificuldades a nível desportivo, mas iremos até ao final com os jogadores que temos (18)”. As obras na Rasa são motivo de alegria para o clube uma vez que se encontram a “bom ritmo”. Franklim Moura agradece à “equipa técnica pela compreensão numa situação impensável no início da época devido a todas estas lesões” e garante que o regresso do clube a casa (o SCF encontra-se a jogar no Municipal de Celorico) é a “maior das vitórias”.

Luís "Sueco"

Vitor Hugo



Marco Martins - "Contratação de Outono" do Desportivo de Arco de Baúlhe




Marco Martins é a mais recente contratação do Desportivo de Arco de Baúlhe. O jovem jogador, de 17 anos vem segundo o clube "reforçar o sentido ofensivo depois de brilhar nos pavilhões ao serviço da Contacto Futsal". Marco teve formação em futebol de 11 no Atlético Cabeceirense e está disponível para os próximos jogos do clube de Arco de Baúlhe.

Marco Martins (foto:dab1949.blogspot.pt


domingo, 29 de novembro de 2015

Cabeceiras de Basto - Comissão Científica da Candidatura do Mosteiro de S.Miguel reuniu na Casa do Tempo

A Comissão Científica da Candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património da Humanidade da UNESCO reuniu ontem, 28 de novembro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto. No encontro estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e personalidades do meio académico ligados ao saber e conhecimento da história, da arqueologia e da arquitetura, os vereadores Dra. Isabel Coutinho e Alfredo Magalhães, e ainda a equipa técnica envolvida na Candidatura.
A reunião serviu para que os seus membros tomassem conhecimento do ponto de situação relativo ao processo de candidatura mas, também, para troca de informações e outros dados relevantes para o aprofundamento do conhecimento da história do Mosteiro, bem como das dinâmicas que a sua fundação – de acordo com os historiadores datada do século XII – gerou neste território.
Uma manhã de trabalho que permitiu aprofundar, esclarecer e recolher novos contributos sobre o Mosteiro e a presença dos Beneditinos em Cabeceiras de Basto. Segundo a autarquia "Para Cabeceiras de Basto e para os Cabeceirenses o nosso Mosteiro é um Bem de Valor Universal que todos gostaríamos de ver reconhecido Património Cultural da Humanidade".
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a trabalhar no processo de candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património da UNESCO.A candidatura à lista indicativa a Património da Humanidade foi apresentada em 2014 e oficialmente formalizada em outubro de 2015, cujas motivações assentam por um lado no seu valor patrimonial, histórico e arquitetónico e, por outro, porque se trata de um monumento beneditino diferenciador e de grande referência para as gentes de Basto.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Obras na Rasa “bem encaminhadas”


Este ano o Sport Clube Fermilense comemorou 90 anos. Na cerimónia de aniversário, realizada a 25 de Abril, foram prometidas obras na Rasa. O campo pelado era um entrave para o clube que pretendia condições que o permitisse voltar a ter escolinhas (o SCF foi pioneiro na região). Seis meses volvidos o NB falou com o presidente Franklim Moura.


NB-Aquando da celebração do 90º aniversário do Fermilense o presidente da autarquia prometeu obras na Rasa. A promessa foi cumprida?

Franklim Moura- Está bem encaminhada, é verdade que já começamos a obra, mas ainda faltam alguns pormenores, mas é para cumprir a promessa feita.

Contaram com a ajuda de quem?
Contamos com a ajuda do Município, da AJF –Engenharia e construção,  da Junta de Freguesia de Molares, Gagos e Veade, da Lusatec, e do nosso vice-presidente António Machado responsável pela obra. Esperamos, ainda, contar com a ajuda dos sócios e simpatizantes do Fermilense.

Podem agora pensar nas escolinhas? (Na edição de Maio do NB, o presidente do SFC referiu que a inexistência da formação se devia à falta de condições)
Sim claro, pensamos ter no imediato (próxima época) duas equipas de formação.

Para quando está previsto o final da obra?
O final da obra vai depender de alguns fatores, mas esperamos que em Dezembro ou Janeiro esteja pronta.

Quais os eventos e jogos futuros do SCF?
Os cantares das janeiras será o próximo evento do Fermilense, até lá temos o campeonato a cumprir no Municipal de Celorico.

Quais os objetivos do Fermilense para a época de 2015/2016?
Os objetivos passam pela realização da obra e tentar os primeiros lugares do campeonato.

O Sport Clube Fermilense joga na 1ª Divisão, Série D , da Associação de Futebol de Braga.









Resinorte lança a campanha "O Amarelo por um sorriso"

Lançamento da Campanha “O AMARELO POR UM SORRISO” 

RESINORTE promove, junto das instituições dos municípios da sua área de abrangência, uma campanha que associa o objetivo ambiental ao objetivo social Integrada nas atividades da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a RESINORTE, lança a 3.ª Edição da Campanha “O Amarelo por um sorriso” que se destina a todas as instituições de apoio à 3.ª Idade, como Lares, Centros de Dia, Instituições Particulares de Solidariedade Social entre outras, dos concelhos da área de abrangência da RESINORTE. Pretende-se com esta campanha despertar e incentivar na população o interesse pela separação e valorização dos resíduos sólidos urbanos e a defesa do meio ambiente, tendo associado o objetivo ambiental ao objetivo social, contribuindo com a possibilidade da instituição adquirir um bem que lhe seja necessário. Esta campanha baseia-se na separação e armazenamento de todo o tipo de material a colocar no Contentor Amarelo do Ecoponto, ou seja, embalagens de plástico, de metal e embalagens de bebidas (ECAL). A RESINORTE entregará à instituição vencedora um prémio que consistirá na oferta de equipamento de interesse para a Instituição no valor de 100,00€/tonelada de material entregue e aos restantes participantes serão entregues diversos prémios de participação em função das quantidades entregues.  


Consulte aqui o regulamento da campanha e inscreva a sua instituição:


http://www.resinorte.pt/app/webroot/js/kcfinder/files/Regulamento_O%20amarelo%20por%20um%20sorriso_III_2015_2016_Vf.pdf





A RESINORTE é a entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Norte Central, e encontra-se estruturada em quatro Unidades de Produção: Unidade de Produção de Boticas, Unidade de Produção de Celorico de Basto, Unidade de Produção de Lamego e Unidade de Produção de Riba de Ave. Iniciou a sua atividade no dia 20 de Outubro de 2009 e serve uma população de cerca de um milhão de habitantes. Trata mais de 350 mil toneladas de resíduos por ano, cobrindo uma área superior a 8.000 km2.

Cultura - «Um minuto para dizer que te amo» em Cabeceiras de Basto



Amanhã, 28 de Novembro, Cabeceiras de Basto recebe "Um minuto para dizer que te amo". O Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em conjunto com o Gabinete de Alzheimer do município apresentam esta peça às 21h30 na Casa da Juventude.




Este sábado vai ser apresentada em Cabeceiras de Basto a peça «Um minuto para dizer que te amo».A representação teatral que tem inicio pelas 21h00,conta a história de Lúcio e seu pai, doente de Alzheimer. Os dois embarcam num aventura à procura das melhores lembranças e deparam-se com conflitos e a certeza de que só um amor incondicional é capaz de enfrentar todas as adversidades.A peça será interpretada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e conta com a colaboração do Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto. O evento acontece na Casa da Juventude (Mercado Municipal) de Cabeceiras de Basto. 








FICHA ARTÍSTICA
TEXTO: Luiz de Lima Navarro
ENCENAÇÃO: Neto Portela            
ELENCO: Roberto Moreira e Tiago Teixeira
DESENHO DE LUZ E SOM: Neto Portela     
DIREÇÃO TÉCNICA, CENOGRAFIA E FIGURINOS: Joana Veloso
PRODUÇÃO: CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
APOIO: Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto e Alzheimer Portugal
REALIZAÇÃO: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Futebol de Basto


Semanalmente apresentamos no blog os jogos e resultados das equipas de Basto.

Conheça aqui os jogos deste fim-de-semana:





Celorico de Basto – Feira de Santa Catarina foi um sucesso



Durante quatro dias Celorico de Basto recebeu mais uma feira de Santa Catarina. Anualmente a vila hospeda um concurso pecuário de raças autóctones e várias atividades que pretendem, segundo a autarquia “tornar esta feira atrativa também para turistas”.




A Feira Anual de Santa Catarina é um certame que tem vindo a crescer de forma considerável fruto do investimento concertado da Câmara Municipal. As tradições inerentes a esta feira mantêm-se inalteradas mas temos vindo a aprimorar para criar as melhores condições aos feirantes, aos produtores de gado, e por conseguinte a tornar esta feira atrativa também para turistas, uma vez que estamos a investir amplamente neste setor”, disse citado em comunicado o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. Para o município este trata-se de um certame “onde se vendem alfaias agrícolas, árvores de fruto e outros artefactos agrícolas mas é também uma feira que em tempos, serviu para que as pessoas se apetrechassem com cobertores e outros adereços quentes para passar o inverno”. O concurso pecuário das raças Autóctones é uma atividade de referência desta feira que permite aos produtores mostrarem alguns dos seus melhores exemplares de gado bovino e por conseguinte valorizar a atividade. De referir que este ano aconteceu o I concurso Inter escolas Agrícolas da raça frísia. A feira anual de Sta. Catarina decorreu de 22 a 25 de novembro com atividades múltiplas como o corta mato da Santa Catarina com os alunos do Agrupamento de Escolas e os alunos da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, a disputarem os lugares no pódio nas diferentes categorias.













Notícias de Basto na blogosfera






O jornal "Notícias de Basto" conta agora com mais uma plataforma online. Aqui vai ser possível ler na íntegra as notícias publicadas no jornal mensal. Esta plataforma foi feita a pensar em todos os habitantes de Basto que se encontram no estrangeiro, ou que por alguma razão, não possam ter o nosso jornal fisicamente.